Criadores

Alberto Silva Neto

Ator, diretor e encenador paraense. Começou no teatro em 1987, em Belém. Teve passagem pelos grupos Palha, Experiência e Cuíra do Pará. Foi um dos fundadores do USINA, em 1989. Assina direção e encenação dos espetáculos do grupo desde 2004. É professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Possui títulos de Especialista e Mestre em Artes pela mesma instituição. Cursa doutorado na Escola de Belas Artes da UFMG.

Claudio Barros

Ator, diretor e encenador paraense. Pisou o palco como ator pela primeira vez em 1976, aos 12 anos. Atuou nos grupos Experiência, Cena Aberta e Cuíra do Pará, entre outros. Desde 2009 integra o núcleo de criadores do USINA, atuando nos espetáculos Solo de Marajó e Pachiculimba. Possui experiência importante também na área do cinema, na qual há mais de 30 anos exerce as funções de produtor de elenco e preparador de atores.

Cláudio Melo

Ator e arte-educador paraense. Graduado em psicologia. Começou sua trajetória em 1986, em Belém, com passagem pelos grupos Tico-Tico no Fubá e Experiência. Teve suas primeiras experiências com o USINA como sonoplasta durante a fase com o teatro de animação, na década de 1990, Depois atuou em Ágora Mandrágora ou Santa Maria do Grão Agora e hoje é criador de sonoplastia e ator-performer em Pachiculimba.

Nani Tavares

Atriz paraense formada pelo curso Técnico em Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Graduada em filosofia e professora da Escola de Aplicação da mesma instituição. Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Começou no USINA em 2006. Participou como atriz dos espetáculos Parésqui e Eutanázio e o Princípio do Mundo. Também realizou no grupo a função de produtora.

Valéria Andrade

Atriz paulista radicada no Pará desde 1990. É professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. É Mestra em Artes pela mesma instituição e atualmente cursa doutoramento pela Escola de Belas Artes da UFMG. Está no USINA como atriz desde 1994, quando atuou em Fausto. Esteve em cena também em A vida é sonho e Eutanázio e o Princípio do Mundo. Desde 2006 atua em Parésqui.

  • Facebook
  • Instagram